1 de Dezembro (Feriado Nacional)


Dia 1 de Dezembro é Feriado Nacional.

Fico surpreendida por ver que nas televisões nacionais não se fala sobre este dia nem sequer consta que existam comemorações significantes em relação a este dia.


Fico triste porque é uma parte da nossa história que se vai apagando, porque as pessoas estão mais preocupadas com o consumismo desmedido que se tornou o Natal.

Mas para aqueles que não sabem e gostariam até de saber um pouco deste feriado aqui fica:


1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência


No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III. A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola. Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação. Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

Comentários

É verdade amiga. Mas aqui na nossa Alpiarça, mais propriamente na S.F.A. 1º de Dezembro ainda a tradição é o que era: a Banda Filarmónica sair e anda pelas ruas da vila a tocar . Na frente vai o senhor que vai deitando foguetes que rebentam no ar e o povo vem à janela para ver a Banda passar...
bjos
Ana PAula
R.B disse…
concordo plenamente...hoje quando procurava informaçoes para o meu blog vi o seu.
sou estudante da area de humanidades e tenho historia...mas o resto dos meus colegas so sabe que é dia de ficar em casa...enfim XS
Anónimo disse…
infelizmente tens razao ajudasteme mto ao publicares algo sobre 1 de Dezembro no teu blog porque preciso de fazer um trabalho para a escola e nao tinha nenhuma informação.
espero que o teu blog se torne popular bjs
anonimo
Anónimo disse…
que xaatice

Mensagens populares