O que é o mobbing?
O que é o mobbing?
Violência moral ou psíquica no trabalho: actos, atitudes ou comportamentos de violência moral ou psíquica em situação de trabalho, repetidos ao longo do tempo de maneira sistemática ou habitual, que levam à degradação das condições de trabalho idôneo, comprometendo a saúde ou o profissionalismo ou ainda a dignidade do trabalho.
Por que existe o mobbing?
Na maioria dos casos, na origem das situações está o dinheiro: gorjetas, gratificações, trabalhos paralelos etc, que alguns, em virtude da própria posição, exigem e consideram justo pedir. Em algumas ocasiões, pode ser também que na origem do mobbing esteja algum preconceito (por ser gordo, p.ex.). Outras vezes, o mobbing atinge algum empregado “rebelde” quando, por exemplo, o mesmo rejeita trabalhar de domingo, apelando para o seu contrato de trabalho.
É preciso, contudo, distinguir o mobbing de alguns comportamentos semelhantes como o bossing (uma espécie de mobbing entre chefes de trabalho), o protecionismo dos quartéis, a sedução sexual das secretárias que não querem submeter-se a tanto. Todos estes casos manifestam somente sintomas de mobbing.
O mobbing refere-se à vontade de libertar-se da pessoa incómoda através do afastamento/aposentadoria ou da demissão. No início, o fenómeno é vertical: do chefe ao empregado. Mas, em certos momentos, também passa a ser horizontal, entre os colegas de trabalho.
O quê o mobbing provoca?
Muitos danos: ansiedade, insônia, depressão, e, nos casos mais graves, distúrbios (algumas vezes irreversíveis) da psique, além do aparecimento de patologias como eczemas, erupções cutâneas, tumores....
O que fazer diante do mobbing?
Duas coisas: resistir (resistir, resistir, resistir) e recolher provas. Por quê? Porque as firmas começarão a parar de usar o mobbing quando os juízes julgarem as firmas e lhes derem alguma sentença pesada.
Comentários
Mas como diz a canção:
Não há machado que corte
A raíz ao pensamento...
Kisses
AP